Acácio Favacho concede título de Cidadão de Macapá nesta sexta-feira

por danielle.duarte — publicado 03/01/2019 13h01, última modificação 03/01/2019 13h01

Acácio Favacho concede título de Cidadão de Macapá nesta sexta-feira

Representando o presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Acácio Favacho (PROS), os vereadores Dreiser Alencar (Rede Sustentabilidade) e Rinaldo Martins (PSOL) entregaram títulos de Cidadão de Macapá ao vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, atual comandante do 4º Distrito Naval e ao pastor evangélico Eulálio Alfaia da Trindade.

A solenidade aconteceu na sala de Reuniões dos Vereadores e reuniu amigos e familiares dos dois homenageados. Acácio Favacho ressalta que as homenagens demonstra o reconhecimento da Câmara Municipal de Macapá as pessoas que de fato executam ações e serviços em prol da sociedade macapaense.

O vereador Rinaldo Martins entregou o título de Cidadão de Macapá ao vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, que tem importante atuação no Amapá por meio da Marinha do Brasil. O oficial agradeceu a honraria, lembrando que tem ligações com o Amapá desde 1982, quando atuou na região de Oiapoque, mas destacou ações recentes realizadas pela Marinha do Brasil nas regiões do Bailique e de Santana.

Edervaldo Teixeira de Abreu nasceu no Rio de Janeiro em 28 de setembro de 1957. Aos 17 anos ingressou no Colégio Naval, e em 1981 após concluir ensino superior foi declarado Guarda-Marinha.

Na condição de Capitão de Mar e Guerra comandou o Navio de Desembarque Doca “Ceará” por dois anos. Em 2010, foi promovido a Contra-Almirante. Em 2013, foi designado para comandar o 6º Distrito Naval em Ladário (MS) e depois assumiu o cargo de vice-chefe do Estado-Maior da Armada. Já em 2017 assumiu o comando do 4º Distrito Naval, função que exerce até hoje, contabilizando 43 anos servindo à Marinha do Brasil.

Evangelizando- O título de Cidadão de Macapá do pastor evangélico Eulálio Alfaia da Trindade foi entregue pelo vereador Dreiser Alencar, que em nome da CMM, reconheceu o trabalho de evangelização que Eulálio Alfaia realiza ao longo de décadas residindo na capital Macapá.

O pastor chegou à Macapá em 1966, contribuindo com o crescimento do povo evangélico no Estado. Eulálio Alfaia foi um dos fundadores da Igreja Evangélica dos Irmãos, onde permaneceu como pastor-presidente da Igreja até 2006.

Hoje aos 91 anos de idade, é um exímio estudioso da bíblia sagrada e um leitor voraz de livros e jornais. O pastor Eulálio Alfaia é casado há 65 anos com Jacira da Costa Trindade com que tem nove filhos, quatro deles amapaenses.

O vereador Yuri Pelaes (MDB) que também participou da solenidade considera justas as homenagens pelo legado que cada um dos homenageados deixa em prol da população macapaense. O evento contou ainda com a presença do presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar) Glauco Cei, um interlocutor entre a Maria do Brasil e as instituições públicas do Amapá.

Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.