Diego Duarte propõe nome de Mariana Souza Pereira de Barros para UBS da localidade do Ambé.

por danielle.duarte — publicado 01/04/2019 11h24, última modificação 01/04/2019 11h24

Diego Duarte propõe nome de Mariana Souza Pereira de Barros para UBS da localidade do Ambé.

Foi aprovado por unanimidade, na Sessão Ordinária de terça feira, 26.03, no Plenário da Câmara Municipal de Macapá, o Projeto de Lei nº 019/18 – CMM, de autoria do vereador Diego Duarte, do Podemos, que denomina de Mariana Souza Pereira de Barros (In Memoriam), a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Comunidade do Ambé, localizada à 77 quilômetros do Centro de Macapá.

Mariana de Souza fez parte de uma família tradicional da comunidade, que até hoje mantém forte influência na formação cultural e religiosa da localidade. Foi agricultora e devota de São Roque, padroeiro da comunidade, e por muito tempo ficou responsável pelas festividades do Santo.

Seus conhecimentos, herdados dos pais e avós, também ficaram registrados na culinária, artesanato e nos métodos curativos por meio de plantas. Após a morte, ficou reconhecida como ícone de sabedoria na Comunidade Quilombola do Ambé, por tudo o que fez pelas pessoas e pelo melhoramento da região. Hoje, seus filhos, netos e sobrinhos estão dando continuidade à tradição religiosa e cultural praticada por ela.

Ao justificar a iniciativa de elaborar o projeto, Diego Duarte ressaltou a importância de reconhecimento às pessoas que fizeram história na formação familiar, cultural e religiosa das comunidades que formam a capital e o Estado do Amapá. O vereador destacou também que a UBS ainda não possuía nome definitivo, por isso, a intenção de prestar a homenagem.

“É o mínimo que podemos fazer pelas pessoas que ajudaram a construir a nossa história. Reconhecê-las e homenageá-las é uma forma de manter vivas as tradições, os costumes e as práticas da medicina popular”, declarou o parlamentar.

O projeto segue para análise do prefeito Clécio Luis. Diego disse esperar que o mesmo seja sancionado, considerando a importância do reconhecimento para a comunidade, que é a beneficiária direta dos serviços da UBS.

Texto:
ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE 
Tels: 98110-1067 / 99115-7773
Foto: Deco de França - ASCOM/CMM