Diego Duarte propõe nome de Mariana Souza Pereira de Barros para UBS da localidade do Ambé.

por danielle.duarte — publicado 01/04/2019 11h24, última modificação 01/04/2019 11h24

Foi aprovado por unanimidade, na Sessão Ordinária de terça feira, 26.03, no Plenário da Câmara Municipal de Macapá, o Projeto de Lei nº 019/18 – CMM, de autoria do vereador Diego Duarte, do Podemos, que denomina de Mariana Souza Pereira de Barros (In Memoriam), a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Comunidade do Ambé, localizada à 77 quilômetros do Centro de Macapá.

Mariana de Souza fez parte de uma família tradicional da comunidade, que até hoje mantém forte influência na formação cultural e religiosa da localidade. Foi agricultora e devota de São Roque, padroeiro da comunidade, e por muito tempo ficou responsável pelas festividades do Santo.

Seus conhecimentos, herdados dos pais e avós, também ficaram registrados na culinária, artesanato e nos métodos curativos por meio de plantas. Após a morte, ficou reconhecida como ícone de sabedoria na Comunidade Quilombola do Ambé, por tudo o que fez pelas pessoas e pelo melhoramento da região. Hoje, seus filhos, netos e sobrinhos estão dando continuidade à tradição religiosa e cultural praticada por ela.

Ao justificar a iniciativa de elaborar o projeto, Diego Duarte ressaltou a importância de reconhecimento às pessoas que fizeram história na formação familiar, cultural e religiosa das comunidades que formam a capital e o Estado do Amapá. O vereador destacou também que a UBS ainda não possuía nome definitivo, por isso, a intenção de prestar a homenagem.

“É o mínimo que podemos fazer pelas pessoas que ajudaram a construir a nossa história. Reconhecê-las e homenageá-las é uma forma de manter vivas as tradições, os costumes e as práticas da medicina popular”, declarou o parlamentar.

O projeto segue para análise do prefeito Clécio Luis. Diego disse esperar que o mesmo seja sancionado, considerando a importância do reconhecimento para a comunidade, que é a beneficiária direta dos serviços da UBS.

Texto:
ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE