Igreja Católica debate políticas públicas para populações excluídas

por danielle.duarte — publicado 01/04/2019 11h26, última modificação 01/04/2019 11h26

Igreja Católica debate políticas públicas para populações excluídas

Representantes da Igreja Católica e vereadores de Macapá debateram nesta sexta-feira, 29, a Campanha da Fraternidade deste ano.

O encontro aconteceu durante audiência pública ocorrida na Câmara Municipal de Macapá. O debate foi mediado pelo vereador Caetano Bentes (PSC) que presidiu a audiência.

Opinião - Segundo o vereador Professor Rodrigo Gomes (Rede) que participou do encontro, a Igreja Católica há muito tempo desenvolve políticas públicas em favor das populações mais carentes. O parlamentar defendeu maior envolvimento das igrejas com o poder público, visando a equidade na execução de ações e demandas voltadas à sociedade.

Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ressalta que o papel da Igreja Católica não se limita à evangelização, mas sim na implementação de ações que possam atender os anseios da sociedade. “Já avançamos muito, mas ainda precisa de maior mobilização de todos. As Campanhas da Fraternidade ao longo dos anos têm despertado para a prática de políticas públicas”.

Positivo - O vereador Caetano Bentes considerou o debate positivo. Ele ressalta que a idéia foi aumentar o nível de conscientização e mobilização da sociedade em torno do verdadeiro papel dos cidadãos cristãos. “A igreja faz um trabalho importante voltado às populações carentes e, muitas vezes, excluídas das ações do poder público. É preciso o engajamento de todos”.

O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é “Fraternidade e Políticas Públicas - Serás Libertado pelo Direito e pela Justiça”.

Participaram ainda do debate, o bispo de Macapá Dom Pedro José Conti, padres, párocos, presidentes de pastorais, representantes da sociedade civil e os vereadores Marcelo Dias (PPS), Rinaldo Martins (PSOL) e Antônio Grilo (PV).

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.