Vereador defende PL que institui a Semana Municipal da Pessoa com Lúpus

por danielle.duarte — publicado 27/04/2018 15h34, última modificação 27/04/2018 15h34

Deverá entrar em pauta nos próximos dias para votação no plenário da Câmara Municipal de Macapá (CMM), Projeto de Lei (PL) do vereador Rayfran Beirão (PR) que institui a Semana Municipal de Atenção a Pessoa com Lúpus.

Rayfran Beirão ressalta que o PL, prevê sensibilizar a sociedade macapaense sobre o lúpus, com o objetivo de incentivar a implantação de políticas publicas que auxiliem no tratamento digno e de qualidade as pessoas com lúpus.

“É uma doença grave que não tem cura, mas que ainda está no anonimato. É necessário o incentivo do poder público municipal na divulgação e disseminação de informações sobre a doença, sintomas, com o objetivo de sensibilizar a todos por uma assistência e tratamento médico adequado e de qualidade”, destaca o vereador.

A presidente da Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus no Amapá (AAPLAP), Francielle Martins Moraes, diz que a Semana de Atenção a Pessoa com Lúpus acontece de 3 a 10 de maio. Ela destaca que a associação atende mais de 150 pacientes só em Macapá, mas garante que tem pacientes de Santana, Porto Grande e demais municípios.

Dificuldades- Francielle reclama que uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos pacientes com lúpus é a falta de conhecimento ou preparo dos profissionais de saúde, tanto na rede básica de saude, quanto na alta complexidade para acolher esse paciente.

Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.