Vereadores debatem políticas públicas para a pessoa autista.

por danielle.duarte — publicado 08/04/2017 17h12, última modificação 08/04/2017 17h12

Representantes da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA), usaram nesta terça-feira, 4, a tribuna da Câmara Municipal de Macapá (CMM) para fortalecer a luta em defesa da pessoa autista.

Um dos convidados foi o advogado Cassius Clay Lemos Carvalho. Ele propôs aos vereadores a elaboração de leis que possam ampliar, agilizar e fortalecer as políticas públicas de atendimento a pessoa autista.

Segundo Cassius, que defende a criação de centros educacionais específicos para atender o autista, um dos maiores gargalos existente no Amapá é a falta de diagnóstico adequado e precoce para identificar a doença. “O Estado do Amapá precisa de uma política de saúde adequada para atender com dignidade nossos autistas”, pontuou.

Conforme estatísticas, no Amapá existem mais de 7 mil autistas, cerca de 4 mil destas pessoas estão em Macapá. No entanto pela falta de diagnóstico precoce, a AMA, atende apenas 35 crianças com autismo e o Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, atende aproximadamente 180 crianças.

No próximo dia 18 de junho, Dia Municipal da Pessoa com Autismo - data foi criada por intermédio de Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Marcelo Dias (PPS), os representantes da AMA, anunciam uma grande programação alusiva a data, em parceria com a Câmara Municipal de Macapá.

Os representantes da AMA vieram ao parlamento municipal a convite do vereador Professor Rodrigo (Rede Sustentabilidade).