Acácio Favacho destaca projetos aprovados e transformados em leis.

por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 10h12, última modificação 08/03/2016 10h12

O vereador Acácio Favacho, que preside a Câmara de Vereadores de Macapá, tem se destacado no parlamento municipal, pela sua grande atuação no legislativo, e uma grande liderança entre seus pares. Favacho teve inúmeros projetos de leis que foram aprovados, em sua maioria por unanimidade, e transformados em leis municipais, que auxiliam o cidadão macapaense em vários setores da sociedade.

Merecem destaque na gestão do vereador Acácio Favacho, muitos projetos, entre eles, a Lei nº 3.689/2009, que institui 17 de novembro como o Dia de Prevenção, Orientação e Combate ao Câncer de Próstata. Data que chama a atenção para a prevenção desta doença que tem ceifado a vida de vários homens da nossa cidade. Assim, tanto a população masculina como os setores da saúde estão procurando diminuir os impactos causados pelo câncer.

Ainda no setor de saúde, a Lei nº 1753/2009 cria o Programa de Prevenção e Erradicação do HPV (Human Papiloma Virus), que tanto tem prejudicado as mulheres cidadãs.

Na área de Educação, a segurança de alunos e servidores da Rede Municipal ganhou reforço com a instalação de câmeras de vídeo, nas entradas e saídas das escolas públicas, graças à Lei nº 1995/2012, de sua autoria. Assim, os alunos passam a estudar com mais tranquilidade, diminuindo a violência nas escolas.

No âmbito social, os pacientes portadores de câncer de Macapá vão poder circular nos ônibus urbanos sem pagamento de taxa. Além disso, eles irão receber uma ajuda-alimentação; é o que dispõe a Lei nº 2018/2012.

No meio ambiente, o Municipio de Macapá tem a sua Coordenação Municipal de Defesa Civil, e assim as políticas e ações de prevenção do cidadão macapaense frente a desastres naturais, têm uma instituição permanente de força-tarefa, graças à Lei nº 2018/2012, de sua autoria.

No setor cultural, Acácio Favacho coordena o projeto Clube Social, que atende crianças, adolescentes e seus familiares com a oferta de cinema gratuito. O projeto acontece nos dias de terça, quinta e sábado. O objetivo é garantir o acesso da população a projetos culturais.

Na próxima terça-feira(16), 9h, a Câmara Municipal incia o ano legislativo, com uma sessão solene, onde serão homenageadas várias personalidades do município de Macapá, pelos grandes serviços prestados em pról da população.