Allan Ramalho tem PL aprovado que torna obrigatório o uso de focinheira para condução de cães de grande porte e raças perigosas

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 16/05/2024 11h30, última modificação 16/05/2024 11h30

Na Sessão Ordinária da terça, 14 de maio, a Câmara Municipal de Macapá aprovou o Projeto de Lei, de autoria do vereador Allan Ramalho (PSB), que pede a obrigatoriedade do uso da focinheira e estabelece regras de segurança para a condução responsável de cães de grande porte e/ou de raças consideradas perigosas, no município de Macapá.

Pelo texto da matéria, os cães de raças notoriamente violentas e perigosas só podem ser levados aos parques, praças ou vias públicas, onde ocorra a presença de crianças ou pessoas indefesas, com a utilização de coleira, guia curta de condução, enforcador e focinheira.

“O presente PL aborda tema sensível, mas de necessário debate. A intenção não é a de fazer campanha contra a criação das referidas raças de cães ou tampouco marginalizá-las, mas tão somente de forma preventiva, evitar acidentes/incidentes graves e até fatais entre cães e humanos como rotineiramente noticiados pela mídia país afora". Completou o parlamentar.

Ascom/Allan Ramalho
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento