Audiência Pública debateu a LDO de 2020

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h53, última modificação 01/07/2019 11h53

A Câmara Municipal de Macapá (CMM), pretende votar em dois turnos, nos dias 25 e 29 deste mês, respectivamente, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de 2020. O tema foi debatido nesta segunda-feira, 17, durante audiência pública presidida pelo vereador Gian do Nae (Avante).

Segundo Gian do Nae, que preside a Comissão Tributária, Financeira e Orçamentária (CTFO), da CMM, o debate desta segunda-feira é previsto no Regimento Interno da Casa e visa dar publicidade ao tema, discutir e ajustar com o a sociedade civil em geral, as metas e prioridades a serem executadas pela Prefeitura de Macapá em 2020.

O debate aconteceu no plenário da CMM e reuniu vereadores de Macapá, sindicalistas, presidentes de bairros, conselheiros tutelares, presidentes de ONG's, servidores públicos e gestores municipais, entre eles, o secretário municipal de planejamento e coordenação geral (SEMPLA), Paulo Sérgio Abreu Mendes, que foi sabatinado por vereadores e representantes da sociedade. “É imprescindível o empenho de todos nós vereadores e do relator da LDO para que possamos votar e aprovar a matéria sem atrasos e sem prejuízos” reforça Gian do Nae.

O vereador ressalta ainda que entre as prioridades elencadas durante a audiência pública destacam-se: concursos públicos, valorização e capacitação do servidor municipal, investimentos em construções e reformas de escolas, postos de saúde, creches e aquisição de medicamentos.

O secretário Paulo Sérgio Abreu anuncia que o orçamento previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 é de aproximadamente R$ 950 milhões. O relator da LDO, vereador Rinaldo Martins (PSOL), garante que conclui a relatoria dentro do prazo previsto, e que matéria entrará em na pauta para votação nas datas indicadas pelo presidente da CTFO, vereador Gian do Nae.

Participaram do debate os vereadores Gian do Nae (Avante), Marcelo Dias (PPS), Diego Duarte (Podemos), Dreiser Alencar (Rede), Rinaldo Martins (PSOL), Nelson Souza (Rede), Cláudio Góes (PDT), Rayfran Beirão (PR), Professor Rodrigo Gomes (Rede), Bruna Guimarães (PSDB) e Patriciana Guimarães (Republicano).

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.