Audiência pública na Câmara de Vereadores debate saúde bucal

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 11h28, última modificação 23/05/2019 11h28

Mais investimentos em prevenção. Este foi um dos principais temas debatidos durante audiência pública sobre “Saúde Bucal”, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 13, na Câmara Municipal de Macapá (CMM).

Uma das preocupações dos vereadores e convidados para o debate é a falta de implantação do Centro de Especialidade Odontológica de Macapá, instituição que viria para garantir e fortalecer atendimentos necessários à prevenção da saúde bucal na rede básica de saúde do município.

A situação pela qual passa os serviços do Centro de Especialidade Ondontológica do Governo do Estado, também foi debatida na audiência pública. Os presidentes de sindicatos e associações odontológicas no Amapá, apontam a falta de estrutura, equipamentos e a falta de valorização salarial dos profissionais de saúde que atuam, tanto no Estado, quanto no município.

O debate foi provocado pelas vereadoras Maraína Martins (PR) e Adrianna Ramos (PTB). As parlamentares justificam que a audiencia pública foi um espaço aberto onde o público presente pôde manifestar opiniões e sugestões acerca da saúde bucal no município e no Estado.

Uma pesquisa realizada em 2017, no Amapá, que entrevistou cerca de 500 adolescentes com idades entre 11 e 16 anos, aponta que 60% deles tem cárie na boca. Os vereadores Marcelo Dias (PPS) e Rinaldo Martins (PSOL) participaram do debate.

Texto: Edy Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.