Audiência pública vai discutir criação de albergue para moradores de rua de Macapá.

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 14h52, última modificação 16/03/2017 14h52

Acontece no próximo dia 17, sexta-feira, a audiência pública que vai discutir a criação de um albergue para moradores de rua de Macapá. A iniciativa partiu do vereador Caetano Bentes (PSC), que vem tratando da questão desde a primeira semana após sua posse no início de janeiro.

A reunião vai ter a presença de representantes de secretarias e órgãos ligados à assistência social e direitos humanos como a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho e Defensoria Pública.

A ONG Anjos da Vida, que já trabalha com pessoas nessa condição também vai estar presente. A organização atende hoje a nada menos que 900 moradores de rua com distribuição de sopa. Bruno Teles, que dirige a organização repassou informações ao vereador sobre casos de pessoas que passaram a ser atendidas desde o ano passado. Entre elas, um grupo de pelo menos 30, que viviam no entorno do Hospital Alberto Lima no centro de Macapá.

Depois da audiência será encaminhado um requerimento para os órgãos competentes que cuidarão da parte estrutural e burocrática do albergue. Logo no início do ano Caetano Bentes esteve reunido com o Senador Davi Alcolumbre (DEM) discutindo o assunto. Davi, segundo o vereador, se mostrou interessado em conseguir recursos federais o que agilizaria o projeto.

A realidade dos moradores de rua na capital está dividida entre problemas mentais e a dependência do álcool e drogas, segundo Bruno Teles. A ONG se mantém hoje da doação de parceiros e dos poucos recursos próprios que atendem as pessoas de Macapá e os ribeirinhos que vêm geralmente em busca de tratamento médico e acabam passando por dificuldades.

Ascom - Vereador Caetano Bentes