Bancadas da Câmara de vereadores definem novas lideranças

por danielle.duarte — publicado 09/02/2017 15h37, última modificação 09/02/2017 15h37

Os vereadores que integram a XII legislatura da Câmara Municipal de Macapá definiram na sessão ordinária desta quinta-feira (09), os líderes das bancadas partidárias.

O presidente da Casa, vereador Acácio Favacho (PROS), recebeu a informação das legendas e deu publicidade, ainda durante a sessão. Ele saudou a todos os líderes partidários e desejou boa sorte na condução de seus trabalhos. “Os líderes exercem um papel fundamental na construção e proposição de políticas públicas, representando as demandas populares junto ao governo municipal”. Destacou.

Acácio Favacho destacou também a postura dos parlamentares que exercem este papel. “É uma construção de unidade com respeito às diferenças entre as legendas, sempre mantendo o respeito e o alto nível do debate político”. Concluiu Acácio.

Os líderes são responsáveis por nortear os processos de discussão e votação das proposições parlamentares e unificam os discursos das bancadas.

As lideranças ficaram definidas assim:

PSDB Vereadora Bruna Guimarães – líder

PV Vereador Grilo – líder

PRB Vereadora Patriciana Guimarães – líder
Vereador Odilson Nunes – vice-líder

Rede Vereador Prof. Rodrigo – líder
Vereador Dreiser Alencar – vice-líder

PDT Vereador Claudio Góes – líder
Vereador Japão Baia – vice-líder

PR Vereadora Maraína Martins – líder
Vereador Rayfran Beirão – vice-líder

PSC / PSOL / PT do B Vereador Gian do Nae – líder
Vereador Caetano Bentes – vice-líder

PMDB / SD / PROS Vereador Ruzivan Pontes – líder

PPS / PTN / PRP / PMB Vereador Diogo Senior – líder

Papel das lideranças

Uma das atribuições do colégio de líderes é chegar a um consenso acerca de determinadas proposições, seja do Executivo e do Legislativo, que serão incluídas na Ordem do Dia.

Além de nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes partidários acumulam uma série de atribuições ligadas à articulação política no legislativo municipal. Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião de quem representa: partido, bloco parlamentar, governo e oposição.

No plenário, o líder orienta sua bancada com relação aos votos e dispõe de um tempo na tribuna destinado especificamente para as comunicações das lideranças.

As sessões na Câmara Municipal de Macapá acontecem as terças e quintas-feiras, 9h.

SECOM CMM