Bruna Guimarães pede reconhecimento do massoterapeuta na PMM

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h46, última modificação 01/07/2019 11h46

A vereadora Bruna Guimarães (PSDB), atendendo aos pedidos da categoria de massoterapeutas, propôs a inclusão destes profissionais no quadro de servidores públicos da saúde municipal de Macapá. 

O pedido feito pela parlamentar, por meio de indicação ao Executivo Municipal, se baseia no artigo 104 do regimento interno da Câmara Municipal de Macapá. Na proposta encaminhada à Prefeitura de Macapá e lida em plenário nesta quinta-feira, 13, a vereadora sugere a viabilidade de um estudo para verificar a possibilidade de incluir os massoterapeutas no quadro de servidores e no plano de cargos e carreiras do município. A indicação assinada pela vereadora foi endereçada direto ao prefeito da capital Clécio Luis (Rede). 

“Esse encaminhamento demonstra o nosso apoio à categoria dos massoterapeutas”, reforça. 

Massoterapia- Entende-se por massoterapia todas as práticas oriundas da massagem, aplicáveis na área de saúde, que trabalham com socorro de urgência ou com relaxamento e técnicas corporais e integrativas. Como o nome sugere, massoterapia é a terapia ou tratamento realizado através da massagem. O objetivo é reduzir e controlar dores diversas, melhorar a flexibilidade do corpo, fortalecer o sistema imunológico, beneficiar a circulação sanguínea e eliminação de toxinas; além de aliviar as tensões físicas e mentais, promovendo a saúde e o bem estar do indivíduo.

O massoterapeuta ou técnico em massoterapia é o profissional de saúde que realiza massagens ocidentais e orientais com a finalidade de promover relaxamento, saúde e bem estar. Ele utiliza diversas técnicas aprendidas, de acordo com a necessidade do paciente. Um atendimento nunca será igual ao outro, pois cada um tem uma necessidade diferente. Isso é o que distingue a massoterapia de uma massagem comum. 

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento. 
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.