Caetano Bentes presta homenagem a artistas e defende criação de espaço dedicado ao teatro experimental

por danielle.duarte — publicado 28/03/2017 16h00, última modificação 28/03/2017 16h00

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Macapá, vereador Caetano Bentes, prestou homenagem aos atores amapaenses pela passagem do Dia Mundial do Teatro, celebrado nesta segunda-feira, 27.

Caetano destacou que o Amapá possui grandes artistas e espetáculos que já foram premiados regional e nacionalmente. Para o parlamentar, é necessário se pensar na criação de um teatro experimental onde se possa fomentar a formação de novos atores e de plateias e a apresentação de espetáculos para públicos reduzidos. “É inadmissível que após mais de 20 anos da criação do estado só tenhamos o Teatro das Bacabeiras como espaço das artes cênicas”, destacou.

O vereador elogiou a iniciativa da prefeitura em utilizar o CEU das Artes, localizado na Zona Norte, como um espaço também dedicado ao teatro mas disse que a própria comunidade precisa se apropriar dessa proposta, promovendo apresentações organizadas por novos atores e autores, e não servindo apenas como plateia.

Origem da data
Em 1961, o Instituto Internacional de Teatro da Unesco (órgão das Nações Unidas voltado à educação, à ciência e à cultura), resolveu criar uma data dedicada às atividades culturais durante seu IX Congresso Mundial, em Viena. O dia da inauguração do Teatro das Nações, em Paris, França, foi escolhido para a realização da festa. A partir de então, a ONU envia uma mensagem sobre a importância da arte teatral aos seus países membros, que é lida por uma personalidade do mundo do teatro e/ou das artes.

Gabinete Caetano Bentes