Câmara aprova PL de Adrianna Ramos que exige exame psicológico para alunos da rede municipal

por adrianaramos — publicado 04/10/2019 13h58, última modificação 04/10/2019 13h58

Exame psicológico para alunos da rede municipal. Esta é a proposta defendida pela vereadora Adrianna Ramos (PTB), constante no projeto de lei aprovado durante a 48ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Macapá, realizada nesta terça-feira, 1º de outubro.

Segundo Adrianna Ramos, o PL prevê que a rede municipal de ensino ofereça no inicio de cada semestre o exame psicológico a todos os alunos regularmente matriculados. “A medida não vai gerar despesas para o Executivo Municipal, pelo contrário, vai prevenir doenças e evitar gastos futuros com a saúde destas crianças”.

A vereadora entende que é cada vez mais urgente a necessidade dos alunos da rede pública municipal terem o acompanhamento e apoio de psicólogos. A parlamentar explica que a partir da avaliação e do exame psicológico será possível identificar, por exemplo, problemas cada vez mais comuns em crianças e adolescentes como: transtornos de déficit de atenção e hiperatividade, depressão, bullyng, compulsões, ansiedades, violência doméstica, abuso sexual, fobias e transtorno de espectro do autismo.

O PL de Adrianna Ramos ainda depende da sanção do prefeito Clécio Luís (Rede) para entrar em vigor. O vereador Rinaldo Martins (PSOL) se absteve da votação, por considerar que o serviço já é oferecido pelo corpo técnico das escolas.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.