Câmara aprova projeto que institui a Semana Setembro Dourado.

por danielle.duarte — publicado 02/10/2015 11h49, última modificação 02/10/2015 11h49

Reforçar as políticas públicas de prevenção e combate ao câncer na idade infanto juvenil. Este é um dos propósitos do Projeto de Lei apresentado e aprovado na 43ª sessão ordinária desta terça-feira, 29, na Câmara Municipal de Macapá (CMM) que institui e inclui no calendário de eventos de Macapá, a Semana Setembro Dourado.

O projeto foi proposto pelos vereadores André Lima e Aline Gurgel. 

O projeto propõe à Prefeitura Municipal de Macapá à implementação efetiva de políticas públicas de prevenção e diagnóstico do câncer ainda na idade infanto juvenil.

“O diagnóstico precoce da doença reduz em até 95% os casos de câncer na idade adulta. A prevenção é imprescindível”. Alertou o vereador André Lima.

 

A proposta é que as ações preventivas iniciem ainda nas escolas públicas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS,s) e Postos de Saúde. “Quanto mais cedo se inicia a prevenção, mais são as chances de se evitar a doença”. Arrematou Aline Gurgel.

O projeto prevê também a capacitação de profissionais de saúde para que a partir de simples exames laboratoriais, seja possível detectar o câncer.

O diretor-presidente do Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma), Padre Paulo Roberto da Conceição de Souza, usou a tribuna da CMM nesta terça-feira para expor as dificuldades que a instituição enfrenta. Segundo o líder religioso, a iniciativa dos vereadores de Macapá demonstra o compromisso com as causas sociais.