Câmara de Vereadores debate propostas de melhorias para Macapá

por adrianaramos — publicado 20/08/2019 19h44, última modificação 20/08/2019 19h44

Presidida pela vereadora Adrianna Ramos (PTB), a 37ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Macapá (CMM), realizada nesta terça-feira, 20 de agosto, debateu e aprovou dezenas de proposituras.

Os vereadores apreciaram 17 indicações, a maioria propondo ao Executivo Estadual, a execução de serviços de asfaltamento, regularização de água tratada, policiamento ostensivo, reformas de passarelas e substituição de postes de energia elétrica. As indicações são dos vereadores Antônio Grilo (PV), Japão Baia (PDT), Marcelo Dias (PPS), Dídio Silva (Patriota), Yuri Pelaes (MDB), Rayfran Beirão (PL), Bruna Guimarães (PSDB), Cláudio Góes (PDT), Patriciana Guimarães (Republicanos) e Odilson Nunes (SD).

Foram aprovados 64 requerimentos com pedidos de limpeza, capina, terraplanagem, tapa-buracos, asfaltamento, pintura de faixa para pedestres, reformas de passarelas, troca de luminárias e desobstrução de bueiros em 31 bairros da capital. Os pedidos foram defendidos pelos vereadores: Dreiser Alencar (Rede), Auciney Maciel (PSDB), Caetano Bentes (Rede), Gian do Nae (Avante), Antônio Grilo (PV), Japão Baia (PDT), Marcelo Dias (PPS), Dídio Silva (Patriota), Diego Duarte (Podemos), Yuri Pelaes (MDB), Rayfran Beirão (PL), Bruna Guimarães (PSDB), Maraína Martins (PL), Patriciana Guimarães (Republicanos), Cláudio Góes (PDT), Victor Hugo (PV), Rinaldo Martins (PSOL) e Odilson Nunes (SD).

PROJETOS DE LEI- Na ocasião, os vereadores aprovaram a manutenção integral de vetos do Executivo Municipal, a cinco projetos de leis, arquivamento de um PL e pedido de vistas, pela vereadora Patriciana Guimarães (Republicanos), a um PL, que cria a Procuradoria Especial da Mulher, da Câmara Municipal de Macapá.

A professora Mariza Pinheiro foi a primeira a usar a tribuna da Casa para destacar o projeto Escola de Leitores, Mariza Pinheiro que também é contadora de história, estava acompanhada dos escritores Alex Oliveira, Fábio Nescau e Selma Nayra. Ela, que recebeu convite do vereador Nelson Souza (Rede), chamou a atenção do público presente para o incentivo à leitura infantil.

A convite do vereador Professor Rodrigo Gomes (Rede), os representantes da Pastoral da Família também usaram a tribuna para falar da Semana Nacional da Família, com o tema: A família como vai?. O objetivo é mobilizar a sociedade para a promoção e o resgate dos valores da família.

VEREADORES- Os vereadores Rinaldo Martins (PSOL), Gian do Nae (Avante), e Yuri Pelaes (MDB), também se manifestaram na tribuna. Rinaldo Martins repercutiu os avanços da educação municipal. O vereador Gian do Nae propôs a unificação dos parlamentares em busca de emendas de bancada em Brasília, para investimentos na infraestrutura da capital, principalmente em asfaltamento de ruas e avenidas. Já o vereador Yuri Pelaes (MDB), destacou temas como tarifa de ônibus, asfaltamento e aquisição de usina de asfalto para Macapá.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.