CMM aprova PL de Nelson Souza que institui o Dia da Autoestima da Mulher

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 21/06/2024 08h28, última modificação 21/06/2024 08h28

O vereador Nelson Souza (PSD) conseguiu a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei Ordinária N.° 081/24, que institui o Dia da Autoestima da Mulher Intitulado "Florescer da Autoestima. A matéria foi votada na 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá desta quinta-feira, 20 de junho.

Objetivo - Nelson Souza destaca que pelo PL, a data será celebrada anualmente dia 21 de setembro, e passa a integrar o calendário oficial de datas e eventos de Macapá. Na prática, a matéria propõe a realização de ações voltadas para o estimulo do amor próprio, autoconhecimento, consciência do próprio corpo, auto confiança, respeito e honra a história e autocuidado. Além disso, vai atuar na valorização da autoestima da mulher em todas as vertentes, com ações focadas no desenvolvimento físico, emocional, promocional, social e bem-estar.

Sugestão - Segundo o parlamentar, a proposta de aprovação da lei foi indicada pela Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA), por meio do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC/ACIAP), que tem atuado de maneira pontual em questões que envolvem a causa da mulher em diversos aspectos.

Incentivo - Nelson Souza reforça que a mulher desempenha papel singular na sociedade, no entanto, ainda hoje enfrenta preconceito, discriminação, violência e repressão. Para ele, a instituição do Dia da Autoestima da Mulher, em Macapá, colabora para o trabalho das instituições que realizam discussões a respeito da autoestima feminina e ajuda a romper o ciclo histórico de opressão. O vereador, entende que, toda experiencia vivida pela mulher contribui para moldar sua identidade e perspectivas futuras. “Ao cuidar de si mesma, ela adquire de cuidar dos outros. Consequentemente, só podemos oferecer aos outros apenas o que possuímos”, completa.

O PL prevê ainda, workshops, palestras e eventos que abordem temas como autoimagem positiva, saúde mental, liderança feminina e empoderamento econômico. Outro ponto importante do projeto é que neste dia haja incentivo da participação das mulheres em atividades culturais, esportivas e artísticas que contribuam para o seu bem-estar emocional e social. Também haverá divulgação de serviços de apoio psicológico, jurídico e social disponíveis para as mulheres do município de Macapá.

Ascom/Nelson Souza
Fotos: Jaciguara Cruz