Conselheiro Edem Jardim usa a Tribuna para falar do 2º ano da Lei 2.597/2022 contra a discriminação

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 17/05/2024 15h30, última modificação 17/05/2024 15h30

A Tribuna da Câmara Municipal de Macapá recebeu o titular do Conselho Municipal de Políticas para a Comunidade LGBTQIA+ a convite da vereadora Luany Favacho (MDB), para falar sobre a Lei 2.597/2022-PMM. Essa legislação essencial pune atos discriminatórios com base na orientação sexual e identidade de gênero e estabelece o dia 17 de maio como o Dia de Combate à LGBTfobia – a mesma data em que o projeto foi protocolado.

A Lei 2.597/2022-PMM é um marco na luta pela igualdade e respeito, proporcionando aos cidadãos a liberdade de se expressarem abertamente e protegendo-os de constrangimentos e situações vexatórias. Sua implementação é um grande motivo de orgulho e esperança para a comunidade LGBTQIA+.

A autoria dessa lei é compartilhada com entusiasmo pelas vereadoras @marainamartins, @adriannaramosadv e @janetecapi, em colaboração com @edemjardimap e @rafaelasteffans. Juntos, eles têm trabalhado incansavelmente para promover uma sociedade mais inclusiva e justa.

O conselheiro Edem Jardim apresentou dados importantes e destaca as conquistas alcançadas graças a essa legislação. Entre os avanços comemorados estão a realização do primeiro censo LGBTQIA+ de Macapá e a construção do primeiro ambulatório trans da cidade. Essas realizações são reflexo direto do compromisso contínuo com a inclusão e proteção dos direitos da comunidade LGBTQIA+.

O 2º ano da Lei 2.597/2022-PMM é um momento de alegria e reconhecimento da luta por direitos iguais. Vereadoras e a comunidade LGBTQIA+ estão unidos na determinação de garantir um futuro onde todos possam viver com dignidade e respeito em Macapá.

Ascom/Luany Favacho
Fotos: Jaciguara Cruz