Debates e aprovação de matérias marcam a sessão legislativa desta terça-feira

por adrianaramos — publicado 15/08/2019 13h31, última modificação 15/08/2019 13h31

Durante a 35ª sessão legislativa desta terça-feira, 13, os vereadores de Macapá, debateram várias matérias, entre elas, o reajuste da tarifa de ônibus em Macapá de R$ 3,25 para R$ 3,50.

Os parlamentares aprovaram por unanimidade, a derrubada do veto integral do Executivo Municipal ao projeto de lei 028/2018, de autoria do vereador Dídio Silva (Patriota). O PL propõe que a música gospel seja reconhecida como cultura local. Para vetar a matéria, o Executivo Municipal alegou inconstitucionalidade por vício material, argumento que foi derrubado pelos vereadores durante a apreciação do veto.

TRIBUNA- As problemáticas enfrentadas pela população do conjunto Macapaba também ganharam destaque na pauta de debate desta terça-feira na Câmara de Vereadores. O tema foi proposto pelo vereador Yuri Pelaes (MDB), que convidou um dos representantes do Macapaba para usar a tribuna. Os vereadores também debateram a violência contra a mulher, com proposta inclusive de elaboração de leis mais consistentes para reduzir a violência contra a mulher. A protagonista do debate foi à vereadora Maraína Martins (PL), que levou à tribuna da Casa a coordenadora municipal de políticas para as mulheres Jairene Silva de Lima.

MATÉRIAS - Os vereadores aprovaram ainda 59 requerimentos e apreciaram 14 indicações. As matérias são de autoria dos vereadores: Maraína Martins (PL), Marcelo Dias (PPS), Japão Baia (PDT), Cláudio Góes (PDT), Rinaldo Martins (PSOL), Odilson Nunes (SD), Antônio Grilo (PV), Patriciana Guimarães (PRB), Dídio Silva (Patriota), Dreiser Alencar (Rede), Adriana Ramos (PTB), Bruna Guimarães (PSDB), Auciney Maciel (PSDB), Rayfran Beirão (PL), Yuri Pelaes (MDB), Caetano Bentes (Rede) e Gian do Nae (Avante). Na ocasião foram lidos projetos de decreto legislativo que concede o título honorifico Mérito do Advogado, a nove advogados do Amapá. Oito dos nove títulos serão concedidos pela vereadora Adrianna Ramos (PTB), e um pelo vereador Marcelo Dias (PPS).

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.