Diego Duarte sobe à tribuna da CMM para cobrar monitoramento eletrônico nos cemitérios de Macapá

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h44, última modificação 01/07/2019 11h44

Durante a sessão ordinária desta quinta feira, 13 de junho, o vereador Diego Duarte (Podemos), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Macapá (CMM), para reivindicar a implantação do serviço de monitoramento eletrônico nas dependências dos três cemitérios existentes na capital.

O parlamentar teve o pedido aprovado pelo plenário da CMM no dia 19 de fevereiro de 2019, por meio do requerimento nº 129/2019, destinado à Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística – SEMUR.

Durante a fala na tribuna, Diego Duarte lembrou que a apresentação do requerimento foi motivada pelas inúmeras ocorrências de assaltos, furtos, depredação e violação de sepulturas e cadáveres dentro dos cemitérios, que não possuem um sistema de vigilância eficaz a ponto de evitar ou inibir a prática de vandalismo.

O vereador citou os casos de maior repercussão, como, a violação da sepultura da policial Emilly Miranda, ocorrida no início de 2019, e de uma senhora de 57 anos, cujo corpo foi retirado do local e carbonizado. Nos dois casos, a polícia não conseguiu identificar os autores dos crimes, devido a falta de testemunhas ou imagens que pudessem servir como provas.

Segundo Diego Duarte, outros crimes de menores repercussões, mas que representam prejuízos e danos emocionais às famílias, ocorrem com freqüência dentro dos cemitérios. A fala do parlamentar na tribuna teve intervenção de vários outros vereadores que apóiam a iniciativa, inclusive do líder no governo municipal na CMM, que se comprometeu em ajudar na sensibilização do Executivo para implantar o serviço o mais breve possível.

Texto: 
ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE 
Tels: 98110-1067 / 99115-7773
Foto: Rosivaldo Nascimento e Deco de França.
Secretaria de Comunicação-SECOM/CMM.