Janete Capiberibe promove Sessão Solene para discutir o papel dos assistentes sociais no combate ao capacitismo

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 20/05/2024 16h20, última modificação 20/05/2024 16h20

Nesta segunda-feira (20), aconteceu a Sessão Solene “Assistentes Sociais em combate ao capacitismo – Nossa Liberdade é anticapacitista!”, promovida por iniciativa da vereadora Janete Capiberibe (PSB-AP). A sessão reuniu representantes municipais, conselheiros, alunos, alunas e professores do Serviço Social, em alusão ao dia 15 de maio, Dia do Assistente Social.

Segundo a vereadora, que presidiu a mesa diretiva, só é possível combater esse tipo de preconceito contra as pessoas com deficiência (PCDs) através da cooperação e ação de todos, seja no setor público ou privado.

“Assim como outras formas de violência e discriminação, o capacitismo também tem um aspecto estruturante na sociedade, fomos criados a reproduzir práticas que excluem indivíduos que não estão dentro das normas das instituições, e cabe a nós deixar de reproduzir falas e comportamentos discriminatórios”, ressaltou a parlamentar.

Durante a sessão, foi discutido os desafios e dificuldades do serviço social, o enfrentamento ao capacitismo, além do depoimento de especialistas e cidadãs de Macapá.

A vereadora Janete Capiberibe ressaltou a importância da Casa de Leis enquanto espaço democrático que estará sempre de portas abertas para esclarecer à nossa população a necessidade de se combater qualquer tipo de preconceito contra as pessoas com deficiência.

 

Ascom//Janete Capiberibe
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento