Janete Capiberibe promove Sessão Solene que celebra as parteiras tradicionais como Patrimônio Cultural e Imaterial no Brasil
Na segunda-feira (3), aconteceu a Sessão Solene “Ofício, saberes e práticas das parteiras tradicionais do Brasil, do Amapá e de Macapá”, promovida por iniciativa da vereadora Janete Capiberibe (PSB-AP). A sessão reuniu representantes do Iphan, Unifap, Prefeitura de Macapá, Associação das Parteiras do Amapá e especialistas na área da saúde. O evento foi em decorrência da recente aprovação, pelo Iphan, das parteiras tradicionais como patrimônio cultural e imaterial do país.
Segundo a vereadora, que presidiu a mesa diretiva, a promoção da reunião solene é no intuito de resgatar a memória da população e das comunidades tradicionais, exemplo das parteiras.
“Se nós estamos aqui reunidas nesta manhã é para mostrar a nossa população de Macapá a importância do ofício das parteiras nas regiões mais distantes. Lugares que não têm tecnologias de ponta, médicos cirurgiões, enfermeiros, técnicos, quem está auxiliando as gestantes são as parteiras. No seu saber popular, nas garrafadas, nos óleos, enfim, em tudo que a natureza dispõe...e tudo isso para a proteção das nossas mulheres e os recém-nascidos.”, ressaltou a parlamentar.
A parlamentar, que é autora da lei que institui o Dia 5 de maio como o Dia Municipal das Parteiras Tradicionais em Macapá, ressaltou a importância desta Casa de Leis enquanto espaço democrático e cultural na promoção de direitos das comunidades tradicionais.
Asscom/Janete Capiberibe
Fotos: Rosivaldo Nascimento