João Capiberibe usa a Tribuna para alertar sobre a urgência climática

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 21/06/2024 08h41, última modificação 21/06/2024 08h41

Na 35ª Sessão Ordinária , a Câmara de Vereadores de Macapá recebeu nesta terça-feira (20), o ex-prefeito, ex-governador e ex-senador, João Alberto Rodrigues Capiberibe, hoje empresário de bioeconomia e ecoturismo, através de requerimento da vereadora Janete Capiberibe (PSB-AP).

Segundo João Capiberibe, as mudanças climáticas e os desastres que tem ocorrido no país é consequência da ação humana que se inicia desde a Era Industrial, no século XIX.

“Nós estamos chegando a essa situação em função de um modelo de desenvolvimento que se fundamentou no uso dos combustíveis fosseis, principalmente do carvão e do petróleo, que emitem gases que provocam o efeito estufa que fecham a atmosfera e não permite o resfriamento da terra, e com isso, a temperatura aumentou”, explica Capiberibe.

Nos últimos 12 meses, a temperatura da Terra aumentou absurdamente, chegando a 1,5 graus Celsius.

“Tudo que ta acontecendo nesse momento é resultado da emissão de gases de efeito estufa feitos até o ano de 2019, que se acumulou e aumentou a temperatura do planeta”, alerta Capiberibe.

Segundo João Capiberibe, os amapaenses que moram na foz do rio Amazonas já sofrem consequências gravíssimas em razão do aumento do nível do mar e altas temperaturas. Além disso, o Amapá sofre com incêndios florestais, um dos mais graves ocorrido no ano passado, o fenômeno das terras caídas no Bailique e Marajó e a salinização da água doce.

Os impactos socioambientais são inevitáveis. Observar a água do mar avançando sob o rio amazonas é questão de tempo. Por isso, João Capiberibe ressalta a importância de unir as lideranças políticas e ativistas para trabalhar numa agenda coletiva e encontrar alternativas que busquem outros sistemas de captação de água para a população do Amapá.

Ascom/Janete Capiberibe
Fotos: Jaciguara Cruz