Nelson Souza traz ex-morador de rua para falar dos desafios do dia-a-dia na Tribuna

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 26/06/2024 12h14, última modificação 26/06/2024 12h14

A 36ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá recebeu na Tribuna, o ex-morador de rua Reginaldo Magalhães. Ele atendeu convite do vereador Nelson Souza (PSD) e tratou da realidade, desafios e exclusão que as pessoas em situação de rua enfrentam no dia-a-dia. O tema foi exposto nesta terça-feira, 25 de junho.

Relato - Reginaldo Magalhães relatou que, por muito tempo, viveu nas ruas, viciado em drogas e as margens da sociedade. “Foi bem difícil para mim, embora muitas vezes tivesse vontade de sair da situação de rua, muitas barreiras eram impostas, o preconceito, a discriminação e o descaso sempre foram os principais desafios”, disse.

Assistência - Ele conta que, hoje, recuperado e com a autoestima restaurada, recebe assistência do Executivo Municipal, por meio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop/Amizade) de Macapá. Reginaldo Magalhães fez questão de destacar que o prefeito Antônio Furlan e a esposa Raissa Furlan estão dando visibilidade a esta problemática, e melhor que isso, garantindo assistência e dignidade as pessoas em situação de rua.

“Hoje minha luta, enquanto coordenador da Comunidade Morador de Rua do Amapá, é dá visibilidade para esta problemática, e propor novas políticas públicas que possam gerar dignidade, oportunidade e inclusão social para estas pessoas. Hoje, o morador de rua em Macapá ainda enfrenta a invisibilidade”, desabafou.

Reginaldo conta que, antes de se tornar morador de rua por conta das drogas, ele foi locutor de rádio e até chegou a trabalhar na Câmara de Vereadores de Santana.

Debate - O vereador Nelson Souza entende que o tema reacende um problema antigo enfrentado pela sociedade brasileira, e no Amapá a situação não é diferente. Ele fez ressalva as ações da Prefeitura de Macapá, que por meio do Centro Pop (Amizade) disponibiliza vários serviços as pessoas em situação de rua. “Mas isso não é tudo, a própria sociedade precisa lutar e se engajar na quebra do preconceito e da discriminação impostas contra os nossos irmãos em situação de rua”, observou o vereador, que fez questão de cumprimentar os demais moradores de rua presentes nas galerias: Fernando Silva, Franscisco, José Nascimento, Luíz Carlos Magalhães, entre outro.

Ele destacou que o Amapá já contabiliza cerca de mil pessoas em situação de rua, na capital Macapá, já somam quase 500 pessoas, muitos se encontram em média a menos de seis meses ou um ano nas ruas. No Brasil são cerca de 227 mil moradores de rua, registrando aumento absurdo de 935% nos últimos dez anos.

Texto: ASCOM/Vereador Nelson Souza
Fotos: Rosivaldo Nascimento.