Patriciana Guimarães convida mulheres para o parlamento

por danielle.duarte — publicado 26/03/2019 10h31, última modificação 26/03/2019 10h31

Patriciana Guimarães convida mulheres para o parlamento

A vereadora Patriciana Guimarães (PRB) realizará nesta quarta-feira, 20, às 9 horas, uma Audiência Pública, no plenário da Câmara Municipal de Macapá, com o tema: "Mais Mulheres no Parlamento e Políticas Públicas para as Mulheres". “A proposta é despertar na mulher a necessidade de participação ativa no parlamento em todos os segmentos políticos”, argumenta a vereadora.

De acordo com o levantamento realizado em março de 2018, mesmo o Brasil tendo legislação específica para garantir a presença feminina na política, o país amarga intensa desigualdade. Em um ranking de 190 países, o Brasil ocupa a 152ª posição em relação ao percentual de parlamentares mulheres na Câmara dos Deputados.

Mas as leis mudaram visando aumentar o número de mulheres na política. A medida surtiu um efeito considerável, principalmente na Câmara Federal. Esta foi a primeira eleição em que se tornou obrigatório que os partidos destinem ao menos 30% dos repasses de campanha às candidaturas femininas.

Sete mulheres foram eleitas para o Senado na última eleição. Já na Câmara, foram 77 deputadas, um aumento de 51% em relação a 2014. O número de deputadas estaduais também cresceu 35%. No Senado, somadas as eleitas recentemente com as que já estavam na Casa, na bancada atual, elas passam a representar 12 de um total de 81 cadeiras (15%) - um número que se mantém estável comparado à configuração anterior. Assim, em 2019, as mulheres vão representar 15% das duas Casas Legislativas Federais.

O Brasil teve o pior resultado entre os países sul americanos. A Bolívia, por exemplo, aparece na 2ª posição do ranking, com 53,1% das cadeiras da Câmara ocupadas por mulheres. Ruanda lidera o ranking feito pela IPU desde 2008. Em dezembro de 2017, as mulheres representavam 61,3% do parlamento do país.

A Assembleia Legislativa amapaense, com oito deputadas é a única do país a ter mais de 30% de parlamentares femininas estaduais a partir de 2019. Os demais Estados elegeram ao menos 20% de mulheres para as assembleias do Norte e do Nordeste.

Dos 23 vereadores na Câmara Municipal de Macapá, apenas quatro são mulheres. “Precisamos nos fortalecer. Aumentar o número de mulheres no Parlamento Municipal. Reforçar este número na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal e no Senado. É essa a nossa proposta nesta Audiência e estamos convidando todas as mulheres, independentes de serem filiadas ou não a partidos políticos”, reforça Patriciana Guimarães.

Texto: Édi Prado. 
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação - SECOM/CMM.