PL da vereadora Patriciana Guimarães que institui o dia municipal dos surdos em Macapá é aprovado na CMM

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h42, última modificação 01/07/2019 11h42

A vereadora de Macapá Patriciana Guimarães (PRB) teve o projeto de lei de número 004/19, que institui no calendário da capital o dia Municipal dos surdos a ser comemorado no dia 26 de setembro, o projeto foi aprovado em sessão plenária na Câmara de Vereadores nesta terça-feira(11).

Segundo a parlamentar este projeto tem como objetivo principal desenvolver reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

“Todos nós temos um espaço na sociedade e todos devemos ser respeitados. Ter uma data na capital é mostrar o compromisso do poder municipal com os deficientes auditivos. Estamos aqui para somar e avançar para com um todo”, destacou a parlamentar.

No Brasil
A data foi oficializada por meio do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro do ano de 2008. A escolha do 26 de setembro, foi na verdade uma forma de homenagear à criação da primeira Escola de Surdos no país em 1857.
No Brasil estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva.

Uma das principais conquistas dos surdos ao longos dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005. ( Informações Ministério da Saúde)

Ascom Vereadora Patriciana Guimarães