PLs de Dudu Tavares que tratam sobre vacinação da covid-19 são aprovadas nas comissões da CMM

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 10/05/2021 23h48, última modificação 10/05/2021 23h48

Dois Projetos de Lei (PL), de autoria do vereador Dudu Tavares (PDT), foram aprovados durante reunião da Comissão de Saúde e Assistência Social, nesta sexta-feira, 7. Anteriormente, as matérias já haviam passado pela deliberação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Agora, os projetos deverão segui, na próxima semana, para apreciação e votação em plenário da Câmara Municipal de Macapá (CMM).

O primeiro PL n° 010/2021 garante aos idosos restritos a domicílio o direito da vacina em casa. Uma equipe de saúde, se deslocará até a residência o idoso - maior de 60 ano - incapaz de sair de casa desacompanhado, ou que esteja acamado ou que se locomovam sem auxílio apenas na vizinhança de sua residência, para aplicação da vacina.

Já o segundo PL de nº 011/2021 dará mais transparência na aplicação de vacinas contra a covid-19 em Macapá, pois sugere a identificação da população vacinada contra a covid-19 e a ampla divulgação na internet. Se sancionado, a propositura vai evitar os “fura-filas” da vacina e fiscalizar o cumprimento da ordem de aplicação do imunizante do Plano de Vacinação.

“São PLs importantes. Principalmente neste momento em que a sociedade tem cobrado clareza no processo de imunização. É direito de todos o acesso às informações e o projeto será uma forma de garantir transparência e acompanhamento das ações de vacinação, que impedirá acontecimentos como estes que estamos vendo ocorrer na cidade. É nosso compromisso com o cidadão, e vamos lutar para garantir esse direito”, enfatizou Dudu Tavares.

Ascom/Dudu Tavares