Presidente Marcelo Dias promove debate sobre o Dia Mundial do Orgulho Autista

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 18/06/2024 18h27, última modificação 18/06/2024 18h27

A autista e superdotada Francilene Vaz foi uma das palestrantes na Câmara Municipal de Macapá, durante a 34ª Sessão Ordinária da Casa desta terça-feira, 18 de junho. Ela usou a Tribuna a convite do vereador Marcelo Dias (PRD) e tratou da Lei Municipal Nº 2.016/2012, que instituiu o Dia Municipal da Pessoa com Autismo, de autoria do presidente da CMM.

 

Orgulho - O tema foi abordado exatamente no Dia Mundial do Orgulho Autista celebrado, 18 de junho. Na oportunidade, Francilene Vaz, falou das experiências e desafios do cotidiano. Ela foi diagnosticada com autismo aos 37 anos, porém o transtorno nunca foi obstáculo para que levasse uma vida normal.


Perfil - Francilene Vaz, além de autista e superdotada, é mãe de autista. Ela também é pedagoga, neuropsicopedagoga, mestranda em educação, professora da rede estadual e professora honorária em Tenora Cavaco Instituto Portugal. “Mesmo com o peso deste meu currículo profissional, nunca foi fácil para mim. Antes mesmo de me dirigir a Tribuna desta Casa, tive que lutar contra meu maior medo, a ansiedade”, completou a professora.


Desafios - Ela reforçou que ainda hoje um dos principais desafios dos autistas é o diagnóstico final que atesta o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “É uma verdadeira peregrinação na rede de saúde para se obter um laudo definitivo para uma pessoa com autismo. No entanto, o preconceito, a discriminação e a falta de informação acerca do autismo são piores ainda”, ressaltou.


Marcelo Dias diz que a Lei do Dia Municipal da Pessoa com Autismo vem justamente para reforçar as ações em defesa dos autistas. Ele enalteceu a presença de Francilene Vaz na Tribuna da Casa, e principalmente a história de vida da convidada. “É preciso que esses debates sejam contínuos, que mais leis sejam criadas para que as pessoas com autismo sejam mais respeitadas.


Durante o debate, diversos parlamentares se manifestaram apoiando a luta da professora Francilene Vaz, e se comprometendo em debater, elaborar e aprovar leis que venham colaborar com a luta dos autistas.

Texto: SECOM/CMM
Fotos: Rosivaldo Nascimento/Jaciguara Cruz.