Presidente Marcelo Dias promove grande debate sobre fibromialgia na Tribuna da CMM

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 16/05/2024 18h26, última modificação 16/05/2024 18h26

A fibromialgia foi um dos temas debatidos na Tribuna da Câmara Municipal de Macapá, na 26ª Sessão Ordinária, ocorrida nesta quinta-feira, 16 de maio. O tema foi debatido por Genilza Valente, fisioterapeuta e presidente da Associação de Fibromiálgicos do Estado do Amapá (AFIBROAP). Ela foi convidada pelo vereador Marcelo Dias (PRD), autor Lei Municipal Nº 2.366/2019, que instituiu o Dia Municipal da Fibromialgia (12 de Maio).

Estatísticas - Segundo Genilza Valente, estatísticas apontam que o Amapá contabiliza cerca de 10 mil pacientes fibromiálgicos, número considerado expressivo e preocupante para quem atua em prol do bem estar dos pacientes. Ela pediu apoio dos parlamentares para a elaboração e aprovação de leis que garantam o acesso digno destes pacientes a atendimentos de saúde na rede pública.

Dificuldades - A presidente aponta a necessidade da existência de um Centro de Referência específico para acolher e atender estas pessoas. E, exemplifica, que o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), se resume a uma consulta e uma prescrição médica para aliviar a dor crônica que muitas vezes afeta o paciente.

Reconhecimento - Genilza Valente reforça que as pessoas com diagnóstico de fibromialgia acabam sofrendo bastante, visto que o estado ainda não dispõe atendimentos específicos para acolher estas pessoas. “Se trata de uma doença crônica onde muitas vezes as pessoas só conseguem aliviar a dor a base de Tramal ou morfina”, desabafou.

No entanto, em que pese as dificuldades, Genilza Valente reconhece alguns avanços em prol das pessoas com fibromialgia. Ela destaca o apoio do deputado estadual, Jack JK, autor de Leis e de Requerimentos que tratam da causa e do vereador Marcelo Dias, que também defende atendimento digno e de qualidade para estas pessoas. “Agradeço em particular ao vereador Marcelo Dias, pela oportunidade de vir, aqui na Tribuna desta Casa, falar de nossas dificuldades, nossas dores e nossas angústias pela falta de atendimento digno para os nossos pacientes”, pontuou.


Fibromialgia - A fibromialgia é uma doença crônica caracterizada pela dor no corpo todo. É um distúrbio em que a dor é amplificada, e as sensações que normalmente não provocariam dor, começam a causar sintomas dolorosos.
A dor pode piorar com o estresse, a falta de sono e até o clima. A causa exata da doença ainda não é conhecida, mas muitos gatilhos podem estar envolvidos no desenvolvimento da fibromialgia. Os pesquisadores acreditam que ela é um problema na maneira com que o cérebro interpreta e transmite os sinais de dor.

A fibromialgia é mais frequente nas mulheres, e geralmente acomete pessoas jovens e de meia idade. Pode acontecer após um trauma físico ou emocional.

Texto: Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz/ Rosivaldo Nascimento.