Professor Rodrigo pede instalação de lixeiras subterrâneas na cidade de Macapá

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 14h56, última modificação 16/03/2017 14h56

Em sessão realizada na Câmara Municipal de Macapá (CMM), o vereador professor Rodrigo (Rede), falou sobre o requerimento que pede a execução de estudos de viabilidade para a implantação de lixeiras subterrâneas nas feiras livres e praças públicas de maior movimentação na capital amapaense.

Segundo o vereador Rodrigo, as cidades brasileiras que implantaram o sistema de lixeiras subterrâneas conseguiram reduzir os custos na coleta em até 30%.

O parlamentar justificou que o sistema de lixeiras subterrâneas embutida também evita o entupimento de bueiros, o ataque de vândalos ou animais e a exalação de odores, além de permitir e estimular as pessoas a separar o lixo desde a origem, incentivando à reciclagem e a diminuição de resíduos a serem enviados para o aterro sanitário.

“A implantação do sistema de lixeiras subterrâneas evita o contato com as pessoas, animais e a água da chuva, além de preservar a beleza dos locais onde é instalada, facilita a coleta dos resíduos, gerando economia ao município,” alertou o vereador.

Lixeira subterrânea

Composta por uma cuba de concreto, a lixeira subterrânea agrega um contêiner de plástico, com tampa e uma lixeira de aço inox que oferece vantagens por ser resistente e de fácil manutenção de limpeza. A coleta dos resíduos pode ser feitas separadas por tipo reciclável como plástico, papel, metal e orgânico, e todo o lixo pode ser armazenado em caixas subterrâneas a dois metros sob a terra que podem ser recolhidas por um caminhão.

Assessoria de Comunicação – Mônica Costa