Programa ID Jovem é debatido na Câmara Municipal de Macapá

por danielle.duarte — publicado 13/05/2017 09h49, última modificação 13/05/2017 09h49

A secretária extraordinária da juventude, Joelma Santos, esteve na Câmara Municipal de Macapá (CMM) nesta terça-feira, 18, durante a sessão ordinária para explanar sobre o Programa Identidade Jovem (ID Jovem).

Joelma Santos usou a tribuna a convite do vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da CMM. O parlamentar defende políticas públicas desse nível para a juventude. Acácio Favacho calcula que só na capital cerca de 35 mil jovens serão beneficiados com o ID Jovem.

Segundo a secretária Joelma Santos, em todo o Estado mais de 80 mil jovens terão acesso ao Programa. Ela ressaltou que o Amapá foi o primeiro Estado a aderir ao Programa Identidade Jovem (ID Jovem). O programa garante o pagamento de meia entrada de jovens de 15 a 29 anos, de baixa renda, em teatro, cinema, shows, museus, jogos de futebol, além de reservas de duas vagas gratuitamente e duas com desconto de 50% em passagens de ônibus interestaduais ou em embarcações e trens.

Joelma Santos diz que o benefício é disponibilizado aos jovens que integram famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnicio). A emissão da Identidade Jovem é gratuita.

Acácio Favacho reforça que o ID Jovem, representa um ato de respeito e valorização a juventude. “Meu mandato é pautado também nos anseios da juventude. Só em Macapá são cerca de 35 mil jovens a serem beneficiados”, enfatizou o parlamentar.

O documento de identidade do jovem de baixa renda será emitido de forma virtual, através de um aplicativo para smartphones com sistema Android, IOs e Windows Phone, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. Para emitir a identidade será utilizado o Número de Identificação Social (NIS) do cidadão. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.caixa.gov.br