Projeto de lei do vereador Rinaldo visa oferecer repouso digno aos servidores que atendem em UBS 24h

por danielle.duarte — publicado 22/05/2017 10h08, última modificação 22/05/2017 10h08

Atendendo às reivindicações dos profissionais da saúde, o vereador Rinaldo (PSOL) apresentou na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, 16, o projeto de lei “Repouso Digno”, que visa proporcionar mais conforto para os servidores que trabalham em unidades básicas de saúde que atendem 24h.

Em visita às UBS da cidade, Rinaldo conversou com os servidores sobre a rotina de atendimento e de descanso nos plantões. De acordo com a legislação trabalhista, a cada 12h trabalhadas, o servidor tem 1h de descanso e alimentação. Porém, as unidades que atendem 24h não possuem instalações adequadas para receber os profissionais. Com isso, há um desgaste físico e psicológico pela falta de repouso adequado. Resultado: a produtividade do servidor fica comprometida.

Para o vereador Rinaldo, é de suma importância oferecer espaços que possam dar comodidade para as equipes. Como enfermeiro e profissional que vivenciou durante mais de 20 anos essa realidade, Rinaldo sabe o quanto um descanso inadequado pode comprometer o atendimento à comunidade.

“Precisamos oferecer ao servidor instalações dignas para que ele se restabeleça de um plantão de 24h. Não podemos esperar que ele se dedique à população que procura as UBS com toda a disposição. Precisamos criar mecanismos para que esse servidor se sinta acolhido. Com isso ele se sentirá mais motivado. Quem ganha são os moradores de Macapá”, explica Rinaldo.

O diretor da UBS Lélio Silva, Emanuel Pantoja Martins, ressalta a importância de um espaço para acomodar os servidores. “Esse projeto reflete em uma maior valorização do servidor, haja visto que termos um local digno para repouso dos funcionários é fundamental para a melhoria do serviço também”.

As UBS Lélio Silvas e Marcelo Cândia são duas unidades que atendem 24h. São considerados plantonistas: diurno, todos os profissionais da saúde que começam o labor ininterrupto das 07:00h ás 19:00h; e noturno, todos os profissionais da saúde que começam o labor ininterrupto das 19h:00min às 07h:00min. O projeto prevê ambiente físico proporcionando conforto térmico e acústico, poltronas reclináveis ou camas, roupas de cama, equipamento de refrigeração e conservação temporária de alimentos perecíveis e água;

“Se quisermos que o sistema de saúde do município continue avançando, precisamos cuidar de quem cuida da comunidade. Profissional motivado é profissional produtivo”, frisa o vereador.

Assessoria do Vereador