Projeto Liberdade e Cidadania é apresentado na CMM.

por adrianaramos — publicado 07/05/2019 14h55, última modificação 07/05/2019 14h55

A convite do vereador Nelson Souza (Rede), ocuparam a tribuna da Câmara Municipal de Macapá, a professora Maria Alice Ramalho de Oliveira Tenório, coordenadora do projeto Liberdade e Cidadania e o juiz titular da Vara de Execuções Penais, João Teixeira de Matos Júnior.

Segundo Alice Ramalho, o projeto desenvolvido em parceria entre o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de Macapá, atua na ressocialização de detentos do Iapen que cumprem pena no regime semiaberto por meio da capacitação e colocação no mercado de trabalho. Eles recebem um benefício financeiro mensal equivalente a 75% do salário mínimo vigente.

Alice Ramalho explica que os reeducandos fazem serviços de apoio administrativo, limpeza, manutenção dos prédios municipais, além de preparo, cultivo e plantio de plantas ornamentais, frutíferas, verduras e legumes com preparação de mudas, hortas comunitárias e áreas de jardinagem nas secretarias que integram a administração municipal.

O juiz titular da Vara de Execuções Penais, João Teixeira de Matos Júnior, diz que o projeto já atendeu cerca de 2 mil pessoas. “O projeto precisa do apoio de todos os órgãos e da comunidade em geral, para que possamos atingir a meta de ressocializandos e que eles retornem a vida social e vivam como cidadãos”, finaliza.

Texto: Édi Prado Ribeiro
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento