Semana da enfermagem é destaque na Câmara Municipal de Macapá

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 12h21, última modificação 23/05/2019 12h21

A convite do vereador Rinaldo Martins (PSOL), a professora e Doutora em Enfermagem, Marina Nolli Bittencourt, esteve na Câmara Municipal de Macapá (CMM), na sessão ordinária frsta terça-feira, 21, para destacar a Semana da Enfermagem. Ela fortaleceu a importância do vereador, enquanto representante do povo, no processo de valorização do profissional da enfermagem.

Marina Bittencourt enalteceu a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, enquanto proposta de assistência à população carente. “Só no Brasil existe esse sistema. Mas é preciso que haja maior atenção, cuidado e investimentos. Tem sido a salvação de milhões de brasileiros”, enfatizou.

Marina realçou o valor do profissional de enfermagem no processo de recuperação do paciente. Mas criticou a falta de infraestrutura na reforma sanitária e psiquiátrica. “O paciente sai de uma área sem as mínimas condições sanitárias para tratamento e retorna curado para o mesmo espaço. Adoece novamente e volta a ocupar leito que deveria ser usado para emergência”.

Ela destacou ainda que, na Amazônia, mais de 90% da população deveria ter maior investimento, principalmente, maior tecnologia, local adequado e equipado. O profissional de saúde sofre quando precisa improvisar e não consegue atender de forma adequada e com qualidade os pacientes. Segundo ela, o médico vê o paciente de forma muito específica e é escasso em muitos lugares. O enfermeiro é formado para não só dar assistência, mas para promover a saúde. Trabalha a pessoa como um todo, muitas vezes vai além do papel dele.

A Semana da Enfermagem no Brasil foi instituída pelo Decreto Nº 48.202 de 12 de maio de 1960, celebrada anualmente de 12 a 20 de maio, datas em que ocorreram, respectivamente, o nascimento de Florence Nightingale, 1820 e o falecimento de Ana Néri, em 1880. Ana Néri foi a primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates.

Texto: Édi Prado.
Fotos: Deco de França e Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.