Vereador Japão Baia pede afastamento da Secretária de Saúde Municipal, Silvana Vedovelli

por danielle.duarte — publicado 19/05/2017 16h16, última modificação 19/05/2017 16h16

O vereador de Macapá Japão Baia (PDT), deverá protocolar, nesta sexta-feira (05), 10h, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), requerimento que pede o afastamento do cargo da secretária Municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.

Japão Baia ressaltou que o pedido se baseia no Regimento Interno da CMM e na Lei Orgânica do Município, que ampara o pedido de afastamento de qualquer gestor municipal, em caso de desobediência à uma convocação de um vereador.

O parlamentar apontou que Silvana Vedovelli não atendeu à uma convocação feita por ele, com base em requerimento, aprovado pela CMM, para que ela viesse a tribuna desta Casa de Leis, prestar informações sobre o sistema de saúde municipal.

Por outro lado, o vereador diz que em visitas sistemáticas nos Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS,s), em bairros e distritos de Macapá, detectou várias irregularidades, entre elas, precariedade no atendimento e Postos de Saúde fechados nos finais de semana e feriados.

O parlamentar reforça que já tem oito assinaturas favoráveis ao afastamento da secretária da Semsa. O vereador vai precisar de 12 votos para ter o seu requerimento aprovado pela Câmara Municipal de Macapá.