Vereador Odilson Nunes tem PL aprovado que cria o pré-natal masculino

por adrianaramos — publicado 04/10/2019 13h58, última modificação 04/10/2019 13h58

A Câmara Municipal de Macapá aprovou nesta terça-feira, 1º de outubro, projeto de lei do vereador Odilson Nunes (SD), que institui o pré-natal masculino na rede básica de saúde. 

O PL foi aprovado por unanimidade. A proposta, segundo o vereador, é sensibilizar, capacitar e atualizar os profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS,s), com o objetivo de ampliar à participação dos homens no acompanhamento e exames pré-natais. Odilson Nunes entende que a lei vai facilitar o acesso do homem às ações e serviços ofertados na rede básica de saúde como, exames e palestras educativas, visando maior integração da família: pai/mãe/bebê, medida que segundo o parlamentar, reforça os laços familiares e amplia o compromisso do pai na hora de cuidar da mãe e do bebê. 

INCENTIVO- Odilson Nunes destaca que a proposta do pré-natal masculino é incentivar a participação efetiva dos pais na vida dos recém-nascidos desde a gestação. “Isso vai gerar muitos benefícios, o principal deles é o fortalecimento da rede de apoio e proteção da mulher e do bebê. É comum, após o parto as mulheres ficarem esgotadas, muitas vezes, psicologicamente e fisicamente. Um pai participativo nos cuidados com o pré e pós gestação, ajudará a mulher a não se sentir sobrecarregada”, observa. 

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.