Vereador Rinaldo Martins anuncia Projeto de Lei para instituir o uso da fitoterapia na saúde municipal

por danielle.duarte — publicado 22/06/2017 15h23, última modificação 22/06/2017 15h23

O vereador Rinaldo Martins (PSOL) anuncia a elaboração de um Projeto de Lei, que tratará da instituição de políticas públicas para o uso de medicamentos fitoterápicos na rede municipal de saúde. O anuncio é resultado de uma audiência pública ocorrida nesta sexta-feira, 9, na Câmara Municipal de Macapá (CMM).

Segundo o parlamentar, inicialmente será formada uma comissão com representantes de instituições que debatem o assunto. “A proposta é reunirmos o máximo de informações possíveis para a elaboração de um Projeto de Lei, que defenda a implementação de políticas públicas para o uso de fitoterapia”.

Politicas Públicas- Rinaldo Martins defende que o município avance nas discussões sobre o uso de fitoterapia em tratamentos medicinais. Segundo ele, as iniciativas que existem neste sentido são individuais. O parlamentar diz que está comprovada cientificamente a eficácia da fitoterapia no tratamento de doenças.

O professor José Carlos Tavares palestrou sobre o tema. Além dele, participaram da audiência pública, representantes de órgãos da área da saúde, acadêmicos dos cursos de farmácia, enfermagem, técnicos de enfermagem, medicina e representantes da comunidade.

O ex-secretário municipal de saúde, enfermeiro Dorinaldo Malafaia, apóia a iniciativa do vereador Rinaldo Martins. Ele considera importante a implantação de políticas públicas para o uso regular destes medicamentos fitoterápicos. “Países como China e Japão são milenares no uso da fitoterapia”, pontuou.

Medicina Tradicional- A fitoterapia faz parte da tradição dos povos da Amazônia. Por meio de experiências empíricas e conhecimento herdado de gerações, muitas doenças foram curadas com a ajuda da flora amazônica. Além de complementar os tratamentos de saúde, fomenta o empreendedorismo local.

Estudos científicos foram feitos para comprovar a eficácia dos fitoterápicos e hoje Macapá possui dezenas de farmácias de manipulação que fornecem os medicamentos de acordo com a receita expedida pelos médicos. Na audiência, será discutida a utilização dos fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS), para atender a comunidade em geral.

Assessoria de Comunicação/ASCOM/CMM.