Vereadora intensifica ações de fiscalização na saúde municipal

por danielle.duarte — publicado 27/08/2015 09h43, última modificação 27/08/2015 09h43

A melhoria do atendimento básico de saúde em Macapá, tem sido a principal bandeira de luta da vereadora Neuzinha Velasco(PSB) nesta legislatura.

 

Neuzinha tem como foco principal o fortalecimento e ampliação das ações preventivas relacionadas à saúde da mulher no combate ao câncer de mama, de colo de útero, HIV e Sífilis.   

 

A vereadora socialista, que integra a Comissão de Saúde e Assistência Social(CSAS), da Câmara Municipal de Macapá (CMM), tem intensificado as visitas e fiscalizações em Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde(UBS,s), com o objetivo de verificar in loco a qualidade dos serviços básicos de saúde ofertados à população.

 

Neuzinha Velasco(PSB) avalia que houve melhorias em alguns serviços de saúde, mas diz que a Prefeitura Municipal de  Macapá ainda precisa fazer mais.

 

Segundo a parlamentar, em visita aos postos de saúde, as principais reclamações diz respeito a falta de médicos, demora no atendimento, falta de atendimento 24 horas e a falta de oferta de exames básicos de saúde.

 

Ela aponta que Macapá lidera o ranking nacional de crianças infetadas com sífilis congênita. “Isso é uma estatística negativa para a nossa cidade”. Pontuou a socialista.

 

“É necessário e urgente que a Prefeitura de Macapá fortaleça as ações de assistência ao pré-natal, de responsabilidade da Atenção Básica, ampliando a oferta do teste rápido para HIV e Sífilis. Independente de repasse de recursos do Governo Federal e do Governo do Estado, a Prefeitura de Macapá precisa fazer a parte dela”. Observou Neuzinha.

 

Integram a Comissão de Saúde e Assistência Social da CMM, os vereadores João Henrique(PR), presidente, Carlos Murilo(PSC), Neuzinha Velasco(PSB), Diego Duarte(PP) e Ruzivan Pontes(SD).