Vereadora Maraína Martins promove debate sobre os direitos na gravidez

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 12h01, última modificação 23/05/2019 12h01

Amamentação. Este foi um dos principais temas debatidos nesta sexta-feira, 17, durante audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Macapá. O debate foi presidido pela vereadora Maraína Martins (PR).

Segundo a parlamentar, o encontro serviu para avançar nas discussões a cerca das politicas públicas de atenção a gravidez. “Ainda existem muitas dúvidas a respeito dos direitos da mãe e dos benefícios que o leite materno gera para o recém-nascido”, completa a vereadora.

Profissionais do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Maternidade Mãe Luzia (HMML), fizeram apresentação teatral mostrando a importância do aleitamento materno. Houve ainda apresentação do grupo de Marabaixo Manoel Felipe.

Maraína Martins avaliou que o debate foi positivo. "A partir deste encontro poderemos agora apontar os caminhos para que, tanto município, quanto Estado, possam melhorar os índices de amamentação. Infelizmente, parece que muitas mulheres tem medo ou dificuldade de amamentar”.

Participaram do debate, representantes dos sindicatos dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As vereadoras Adrianna Ramos (PTB) e Patriciana Guimarães (Republicano) também fizeram parte do evento.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.