Vereadores articulam em Brasília, implantação do Sistema Interlegis e canal da TV Senado na Câmara Municipal de Macapá.

por danielle.duarte — publicado 22/06/2017 17h29, última modificação 22/06/2017 17h29

Uma comitiva formada pelos vereadores Rinaldo Martins, Rayfran Beirão, Diogo Senior, Caetano Bentes, Professor Rodrigo e coordenada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Macapá, vereador Acácio Favacho, esteve reunida no Senado Federal, nesta quarta feira, 21, com o Senador Randolph Rodrigues e diretores do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e TV Senado.

O objetivo do encontro foi discutir as diretrizes para a elaboração de um Termo de Cooperação que vai permitir a implantação do Sistema interlegis na Câmara Municipal de Macapá. O Interlegis é um conjunto de ferramentas tecnológicas gratuitas que facilitam a criação, manutenção e identificação de sites personalizados para câmaras municipais de todo o país. O sistema dinamiza e fortalece o Poder Legislativo Brasileiro, possibilitando que as casas legislativas atendam as regras previstas nas Leis de Acesso à Informação e da Transparência.

Durante a reunião, que contou inclusive com a presença do Presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, ficou decidido que os técnicos do ILB farão dois cursos de treinamento para os servidores do Legislativo Municipal Macapaense, para que a partir de então o sistema comece a ser implantado. A capacitação foi definida para ocorrer nos meses de setembro e outubro. O anúncio agradou aos vereadores e principalmente ao presidente da Casa, que vem lutando incansavelmente nos últimos anos para modernizar o parlamento e aproximar a Câmara cada vez mais da população.

“Esse é mais um passo importante da nossa luta e vontade de tornar a Câmara mais transparente e próxima do povo. O sistema Interlegis vai permitir que população acompanhe passo a passo as atividades dos parlamentares e os atos da Casa, de modo geral”, explicou Acácio Favacho.

Por intermediação também do Senador Randolph Rodrigues, os vereadores ouviram da diretoria do ILB, a garantia de que um dos subcanais do sinal da TV Senado, que opera no Estado Amapá, será destinado à transmissão das atividades da Câmara Municipal de Macapá, que hoje ainda tem um custo auto para fazer chegar ao cidadão as informações por meio do sinal de TV e Rádio.

Assessoria de Comunicação/SECOM/CMM.