Vereadores debatem as problemáticas da capital durante a sessão legislativa desta terça

por adrianaramos — publicado 28/08/2019 14h59, última modificação 28/08/2019 14h59

Com transmissão ao vivo pelo facebook, a 39ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Macapá, realizada nesta terça-feira, 27, foi marcada pela aprovação de várias proposituras. A reunião foi presidida pelo vereador Marcelo Dias (PPS), atual presidente da Casa.

Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade dois projetos de leis – um do vereador Marcelo Dias (PPS), que obriga bares, restaurantes e casas de eventos, a fazerem a divulgação impressa em cardápios e panfletos da expressão “Se beber, não dirija” e outro da vereadora Maraína Martins (PL). que obriga instituições que atuam na defesa dos direitos dos idosos a fazerem a notificação de casos de violência contra os idosos em Macapá.

Os parlamentares aprovaram ainda o veto integral do Executivo Municipal, a dois projetos de leis, dos vereadores Victor Hugo (PV) e Rinaldo Martins (PSOL). Os autores dos PL,s, concordaram com a manutenção dos vetos, mas prometeram retornar com os dois projetos atualizados para serem apreciados novamente em plenário.

Foram aprovados ainda 65 requerimentos e apresentadas 15 indicações. A maioria das matérias tratam de questões como: falta de policiamento ostensivo, regularização de água tratada, reposição de luminárias, pintura de faixa para pedestre, reforma de passarelas, asfaltamento, terraplanagem, limpeza, capina, serviços de tapa buraco e indicações para emendas parlamentares de senadores e deputados federais do Amapá, em Brasília.

Também foram lidos dois projetos de leis. O primeiro é de autoria do vereador Yuri Pelaes (MDB), que institui bolsões de proteção para motociclistas e bicicletas em vias públicas, equipadas com semáforos e monitoramento. O segundo é de autoria da vereadora Adrianna Ramos (PTB), concedendo título honorífico de cidadão de Macapá, ao doutor Nilson Montoril de Araújo.

TRIBUNA - Durante a sessão legislativa desta terça-feira, quatro vereadores usaram a tribuna. Rinaldo Martins (PSOL), que é líder do governo municipal na CMM, falou da preocupação do município em relação ao avanço da sífilis na capital. Ele destacou ainda as medidas anunciadas pela Prefeitura de Macapá para reforçar a segurança nos cemitérios de Macapá e o projeto Família na Escola, executado por três anos consecutivos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elita Nunes. Victor Hugo (PV), propôs à Câmara de Vereadores e à Prefeitura de Macapá, a realização de uma espécie de protesto da paz para chamar atenção quanto às queimadas que ocorrem de maneira desenfreada na Amazônia.

O vereador Yuri Pelaes (MDB), teceu comentários há cerca da crise institucional que o Brasil enfrenta com o problema das queimadas na Amazônia. O vereador Gian do Nae (Avante), o último a usar a tribuna, criticou a demora nas obras de duplicação da Rodovia Duca Serra. Ele diz que a falta de planejamento por parte do Governo do Estado, obriga os moradores da zona oeste e todos que utilizam a rodovia a sofrerem com os transtornos provocados pelos serviços, que segundo o parlamentar, parecem não ter prazo definido para serem concluídos. As declarações de Gian do Nae ganharam a adesão da maioria dos parlamentares.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento/Jaciguara Cruz.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.