Vereadores debatem sobre a qualidade da saúde municipal

por danielle.duarte — publicado 02/09/2015 22h40, última modificação 02/09/2015 22h40

Entre os temas debatidos durante a 34ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá, nesta quinta-feira(27), o destaque foi para a melhoria do sistema de saúde municipal.

Os vereadores Auciney Maciel(PTB), Neuzinha Velasco(PSB), Professor Madeira(PSOL) e Aline Gurgel(PR) apontaram deficiências, segundo eles, ainda existentes nos serviços ofertados em Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde(UBS,s) da capital.

Neuzinha Velasco(PSB) e Aline Gurgel(PR) apontaram alguns avanços na saúde municipal, mas defendem um serviço mais eficiente.

 Para o vereador Carlos Murilo(PSC), a Prefeitura Municipal de Macapá tem feito a parte dela, com aplicação dos recursos disponíveis para a saúde, mas, sem o apoio do Governo do Estado os investimentos municipais são insuficientes.

 “A Prefeitura de Macapá aguarda pela parceria com o Governo do Estado, que tem como lema cuidar das cidades e das pessoas”. Pontuou Murilo.

O vereador Antônio Grilo(PV) informou que tem visitado os Postos de Saúde, e percebido os avanços, mas sem o apoio do Estado é mais complicado.

Segundo o vereador Nelson Souza(PROS), líder do governo municipal na Câmara, os investimentos na saúde municipal tem ocorrido. Ele destacou a segunda entrega de equipamentos médico-hospitalares e mobiliários para as UBS,s da capital e zona rural.

 A última entrega recebeu investimento de R$ 1 milhão, proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Vinicius Gurgel(PR).

O vereador também acrescentou a contratação de 54 médicos cubanos que hoje reforçam o atendimento na rede básica de saúde de Macapá.