Vereadores discutem prioridades para a LDO de 2016 durante audiência pública

por danielle.duarte — publicado 25/06/2015 16h14, última modificação 25/06/2015 16h14

A Câmara Municipal de Macapá(CMM) realizou na manhã desta segunda-feira(22), audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2016. A sessão iniciou às 10 horas com a presença de 13 dos 23 vereadores da capital. Líderes comunitários, presidentes de Associação de Moradores, sindicalistas, professores, além de representantes de instituições não governamentais, também participaram da audiência pública.

A vereadora de Macapá Aline Gurgel(PR), presidente da Comissão Tributária, Financeira e Orçamentária-CTFO destacou que a audiência pública serviu para antecipar as discussões e prioridades há cerca das demandas que serão elencadas na LDO de 2016.

“O cidadão macapaense tem papel fundamental na discussão e aprovação da LDO do ano que vem. Nós vereadores somos instrumentos que interliga os anseios comunitários com o executivo municipal”.

Durante a audiência pública a população pode opinar, sugerir e indicar as prioridades a serem elencadas para o seu bairro, sua comunidade, seu distrito com o objetivo de assegurar a aprovação de suas propostas para serem executadas pela Prefeitura Municipal de Macapá-PMM no próximo ano.

Comunidade
As demandas mais recorrentes apresentadas pelas lideranças comunitárias foram a construção de creches nos bairros, de escolas de ensino fundamental, pavimentação de ruas e avenidas e revitalização de passarelas. 
“A iniciativa da Câmara Municipal de Macapá em debater com a sociedade nossas prioridades é fundamental”. Assinalou o líder comunitário do bairro Marabaixo 3, Jairo Rodrigues Oliveira.

Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Ipê, Renato Penha, o debate direto com a comunidade reforça o compromisso dos vereadores de Macapá com a comunidade. Enquanto que o presidente da Associação de Moradores do Bairro Cidade Nova 1, Edinaldo Guedes, também enalteceu a iniciativa da Câmara Municipal de Macapá, dizendo que o bairro Cidade Nova 1, defende prioridade no serviço de revitalização do posto de saúde e revitalização de passarelas.

O vereador Ruzivan Pontes(SD), é o relator do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, de autoria do executivo municipal. O projeto será votado antes do recesso dos vereadores e depois de aprovado seguirá para sansão do prefeito Clécio Luis.

ASCOM CMM