Vereadores fiscalizam o aterro sanitário de Macapá

por danielle.duarte — publicado 28/03/2017 16h04, última modificação 28/03/2017 16h04

Dez dos 23 vereadores de Macapá estiveram nesta segunda-feira, 27, no aterro sanitário da cidade, localizado no quilômetro 14, da BR -156.

O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), foi quem articulou a visita. O objetivo foi verificar in loco como funciona o serviço de recolhimento, tratamento e armazenamento do lixo despejado no local.

“É imprescindível que os vereadores de Macapá conheçam o aterro sanitário. Queremos saber da capacidade e da vida útil deste aterro sanitário”. Declarou Favacho.

Acácio Favacho ressaltou que uma das preocupações dos parlamentares, é quanto a estrutura e capacidade de expansão do aterro sanitário, que hoje recebe lixo das cidades de Macapá e Santana. A região metropolitana integra as três cidades Macapá, Santana e Mazagão.

Por intermédio de um Termo de Cooperação, que deverá ser assinado ainda este semestre entre as três prefeituras metropolitanas, todo lixo recolhido nas cidades de Macapá, Santana e Mazagão será despejado no aterro sanitário da capital.

Atualmente o aterro sanitário recebe em média 400 toneladas de lixo por dia, incluindo lixo doméstico, hospitalar, comercial e entulho.

Participaram da visita os vereadores Acácio Favacho (PROS), Odilson Nunes (PRB), Bruna Guimarães (PSDB), Patriciana Guimarães (PRB), Cláudio Góes (PDT), Auciney Maciel (PSDB), Diogo Senior (PMB), Rayfran Beirão (PR), Ruzivan Pontes (SD) e Rinaldo Martins (PSOL).