Vereadores participam de inauguração da UPA Zona Sul

por danielle.duarte — publicado 04/06/2018 13h25, última modificação 04/06/2018 13h25

Vereadores de Macapá participaram nesta sexta-feira, 18, da solenidade de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul. A unidade foi entregue a comunidade pelo governador do Amapá Waldez Góes (PDT).

Acompanhado de três parlamentares, o vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), participou da programação. Acácio Favacho ressalta que a partir de agora com a UPA Zona Sul funcionando, o Estado deve conseguir reduzir a superlotação no Hospital Estadual de Emergência (HE), que segundo dados, recebe cerca de 60% dos atendimentos que poderiam ser resolvidos na atenção básica.

Para o vereador Rayfran Beirão (PR), quem ganha com esta iniciativa é a população de Macapá, principalmente aquela que ainda tem dificuldades para acessar os serviços públicos de saúde. “Enquanto vereador de Macapá vamos acompanhar e fiscalizar os serviços prestados pela UPA Zona Sul”, sintetiza.

Na opinião do vereador Jorielson Nascimento (PRP), a UPA Zona Sul representa ampliação e a melhoria na qualidade do atendimento de saúde.

Fiscalização- O vereador Ruzivan Pontes (Solidariedade), atual presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social (CSAS), também concorda com a opinião dos demais parlamentares. Ruzivan Pontes diz que mesmo sendo uma unidade estadual, os vereadores de Macapá vão acompanhar e fiscalizar os serviços prestados naquela unidade hospitalar.

A UPA Zona Sul será administrada por uma Organização Social de Saúde (OSS). A expectativa é que sejam feitos em média 4,5 mil atendimentos por mês, com funcionamento 24h.

Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.