Vereadores repudiam atos de homofobia contra a Parada Orgulho LGBT+ em Macapá

por adrianaramos — publicado 03/09/2019 16h05, última modificação 03/09/2019 16h05

Os vereadores repudiaram atos de discriminação e preconceito praticados contra as pessoas que participaram, no último domingo, 1º de setembro, da 19ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ no Amapá. As manifestações de repúdio ocorreram durante a 41ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Macapá desta terça-feira, 3.

Caetano Bentes (Rede), e Rinaldo Martins (PSOL), foram os dois vereadores que usaram a tribuna da Casa para rebater as criticas do professor da rede estadual Milton Santos, que teria postado em rede social a frase: “Hoje, a orla de Macapá só cheira a aids”.

“Não podemos chamar de professor, uma pessoa que faz comentário absurdo e cheio de intolerância. Espero que isso seja apurado com rigor”, protestou o vereador Rinaldo Martins.

O tema polêmico recebeu apoio dos parlamentares presentes à sessão. “A Parada Orgulho LGBT + foi pacifica e demonstrou que estamos em um país laico e que apoia a diversidade, mas infelizmente ainda temos que lidar todos os dias com a intolerância e a segregação”, argumentou Caetano Bentes.

O parlamentar ressaltou ainda que vai convidar por meio de requerimento, que deverá ser aprovado em plenário, o coordenador do movimento LGBT, no Estado, André Lopes, para esclarecer o desdobramento do caso do professor preconceituoso, haja vista que foi feito boletim de ocorrência, além de uma denúncia que deverá ser protocolada no Ministério Público, contra o mesmo.

HOMOFOBIA- Homofobia é uma série de atitudes e sentimentos negativos praticados contra as pessoas homossexuais, bissexuais e, em alguns casos, transgêneros e pessoas intersexuais. As definições para o termo referem-se variavelmente a antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracional. A homofobia é observada como um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação e a violência com base na percepção de que todo tipo de orientação sexual não-heterossexual é negativa.

Texto: Edi Wilson Silva.
Rosivaldo Nascimento/Jaciguara Cruz.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.