Vereadores voltam a debater a COVID-19 e aprovam matérias que beneficiam à população

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 31/03/2021 02h22, última modificação 31/03/2021 02h22

Os vereadores voltaram a se reunir na manhã desta terça-feira, 30 de março, na 7ª sessão virtual da Câmara Municipal de Macapá. A pandemia da COVID-19 dominou os debates, mas os vereadores aprovaram diversas matérias, a maioria indicada pela população macapaense.

Foram aprovados dois projetos de lei, oito indicações e 50 requerimentos. Os dois PL,s de autorias dos vereadores Marcelo Dias (Solidariedade) e Alexandre Azevedo (PP). O PL de Marcelo Dias declara a Associação
Família Vitoriosa (AFAV), como entidade de utilidade pública no âmbito do município de Macapá. Já o PL de Alexandre Azevedo (PP) institui a “Semana da Árvore” no município de Macapá.

Avaliação - O vereador Dudu Tavares (PDT) retirou de pauta dois PL,s de autoria dele para avaliação mais detalhada das comissões temáticas da CMM. O primeiro institui o programa de vacinação domiciliar para idoso restrito a domicílio. O segundo trata de gerar maior publicidade nas ações municipais de combate à pandemia da COVID-19, na capital.

Marcelo Dias também retirou de pauta um PL de sua autoria que trata da obrigatoriedade de fixação de dispensadores de álcool em gel nos transportes coletivos no município de Macapá. Os três PL,s retirados de pauta deverão retornar ao plenário virtual para debate e votação nas próximas sessões ordinárias.

Proposituras - As demais matérias aprovadas, incluindo requerimentos e indicações, são de autorias dos vereadores Edinoelson Careca (Pros), Cláudio Góes (DEM), Alexandre Azevedo, Paulo Nery (Cidadania), Gian do Nae (MDB), Marcelo Dias, Dudu Tavares, Adrianna Ramos (PSC), Janete Capiberibe (PSB), Luany Favacho (Pros), Caetano Bentes (Rede), André Lima (Rede), João Mendonça (PL), Maraína Martins (Podemos), Zeca Abdon (PP), Claudiomar Rosa (Avante), Gabriel Andrade (DEM) e do vereador Carlos Murilo (PSL).

Tribuna - Na tribuna virtual da Casa, os vereadores receberam direto de Brasília, o senador pelo Amapá Davi Alcolumbre (DEM). O parlamentar fez um breve histórico da careira política, aprendizado que atribuiu também à época que foi vereador da capital em 2001. O senador também ressaltou os investimentos feitos com recursos da União, estado e município engajados no combate à COVID-19.

Durante o discurso de Davi Alcolumbre na tribuna virtual, houve intervenções dos vereadores Marcelo Dias, Bruno Santos (PSDB), Claudiomar Rosa, Gian do Nae, Cláudio Góes (DEM), Zeca Abdon, Nelson Souza (PSD), Alexandre Azevedo, Dudu Tavares, André Lima, Daniel Theodoro (PSOL), Janete Capiberibe, Maraína Martins, Carlos Murilo e da vereadora Adrianna Ramos.

A sessão virtual foi presidida pelo vereador Marcelo Dias, presidente da Casa. A reunião é transmitida pelo facebook e youtube. As reuniões acontecem dias de terça e quinta-feira com início às 9 horas.

Secom/CMM
Fotos: Rosivaldo Nascimento.