Vereadores voltam a debater o reajuste da tarifa de ônibus em Macapá

por adrianaramos — publicado 23/08/2019 09h38, última modificação 23/08/2019 09h38

Os vereadores de Macapá voltaram a se manifestar de forma contrária ao reajuste da tarifa de ônibus de R$ 3,25 para R$ 3,50, concedido pela justiça do Amapá. O tema foi debatido durante a 38ª sessão legislativa, realizada nesta quinta-feira, 22.

Na ocasião, o presidente da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), Rehnan Santos, à convite do vereador Caetano Bentes (Rede), usou a tribuna da Câmara e abordou o tema.

Os vereadores presentes à reunião cobraram do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), e da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), esclarecimentos a respeito dos acordos feitos na ocasião de reajustes anteriores, e que segundo os parlamentares, não foram cumpridos.

Segundo o vereador Japão Baia (PDT), presidente da Comissão de Viação e Transporte (CVT), da CMM, a CTMac, perdeu o prazo, tanto para debater, quanto para recorrer à justiça e evitar o aumento da passagem. Os parlamentares estranharam o fato de a CTMac não ter encaminhado à Câmara de Vereadores, o pedido de reajuste formulado pelo Setap, assim como a planilha que previa a nova tarifa.

O vereador Dídio Silva anunciou que vai propor durante a sessão da próxima terça-feira, 27, por meio de requerimento, que o presidente da CTMac, André Lima, se explique a respeito do tema. Ao se manifestar contrário ao reajuste, o presidente Marcelo Dias (PPS), disse que esse é o pensamento também de todos os vereadores, o que foi confirmado pelas manifestações dos demais parlamentares.

DESPORTO- Os vereadores debateram ainda a falta de apoio e incentivo aos atletas amapaenses. Desta vez o tema foi levantando pelo vereador Yuri Pelaes (MDB), que convidou o lutador de MMA, Felipe Dias Colares (Cabocão), para falar na tribuna sobre a falta de incentivo aos atletas que representam o Amapá em competições nacionais e internacionais. Na oportunidade, Yuri Pelaes propôs a criação da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer.

O vereador Rinaldo Martins (PSOL), único que usou a tribuna, reconheceu os avanços dos trabalhos do Programa Macapaluz, que segundo ele, tem melhorado os serviços de iluminação pública em vários bairros da capital. Ele anunciou que os trabalhos do Macapaluz vão se concentrar nos próximos dias nos bairros: Pacoval, Pantanal, Laguinho, Centro e Residencial Açucena.

PROPOSITURAS- Os parlamentares aprovaram 59 proposituras, incluindo onze indicações, 43 requerimentos, um projetos de lei e uma derrubada de veto. Houve ainda a leitura de dois PLs, um da vereadora Adrianna Ramos (PTB), que declara de utilidade pública a Associação dos Servidores da Justiça do Amapá (Asserjusap), e outro do vereador Marcelo Dias (PPS), que denomina de Waldir do Nascimento Carrera, a atual linha D, no quilômetro 9.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.