Violência contra a mulher é tema de debate na Câmara de Vereadores

por danielle.duarte — publicado 18/03/2019 10h19, última modificação 18/03/2019 10h19

Violência contra a mulher é tema de debate na Câmara de Vereadores

“Enfrentando a violência contra a Mulher”. Este foi o tema da audiência pública ocorrida nesta sexta-feira, 15, na Câmara Municipal de Macapá, sob a presidência do vereador Rinaldo Martins (PSOL).

Dezenas de mulheres, principalmente aquelas que atuam na luta pela igualdade de gênero, participaram do debate. Uma delas foi Odineia Miranda, mãe da cabo da PM Emily Karine de Miranda Monteiro, assassinada pelo namorado, o soldado PM Kassio de Mangas dos Santos, dia 12 de agosto do ano passado.

O debate, segundo Rinaldo Martins, serviu para avaliar, refletir e encaminhar propostas que venham contribuir com a redução dos índices de violência contra a Mulher e aumentar o nível de igualdade entre mulheres e homens.

“Precisamos mobilizar todos os segmentos e instituições públicas no combate a violência contra a Mulher”, declarou Rinaldo Martins.

Durante o encontro, foram apresentados dados estatísticos onde o Amapá ainda apresenta índices elevados de violência contra a Mulher. “A rede de atendimento a mulher no Estado precisa ser fortalecida para que as respostas à essas atrocidades contra a mulher sejam mais rápida possível”, destaca o parlamentar.

Projeto - Rinaldo Martins encerrou a Audiência com a leitura de um Projeto de Lei, de sua autoria, que cria o "Dossiê Mulher Tucujus" e Promove Campanhas Permanentes de Conscientização e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, em Macapá. O Projeto de Lei consiste na elaboração de estatísticas periódicas sobre as mulheres atendidas pelas políticas públicas sob ingerência do município de Macapá. O PL tramita nas comissões permanentes da CMM e deverá entrar em votação ainda este semestre.

Vereadores- Participaram ainda do debate os vereadores Dreiser Alencar (Rede), Nelson Souza (Rede), Marcelo Dias (PPS), Gian do Nae (Avante), Carlos Murilo (PROS), Yuri Pelaes (MDB), Professor Rodrigo Gomes (Rede), Maraína Martins (PR), Patriciana Guimarães (PRB), Bruna Guimarães (PSDB) e Adrianna Ramos (PTB).

Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que a cada duas horas, uma mulher morre no Brasil vítima de violência. No Amapá em 2018, a Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM) registrou quase oito mil denúncias de violência contra mulher. Ameaça, lesão corporal, estupro e injúria ajudaram a contribuir para a estatística negativa da violência doméstica, emocional ou física, na capital Macapá.

Texto: Edi wilson Silva. Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento. Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.